A História da Marca Ray-Ban
HISTÓRIA
Nas décadas de 1920 e 1930 o mercado da aviação sofria um constante crescimento com investimentos de países de primeiro mundo, e com isso a tecnologia sempre fora melhorando levando os pilotos aviadores a conseguirem voar cada vez mais alto e por mais tempo o que, como consequência, esses mesmos pilotos sofriam com um grande infortúnio que, até então, não era levado muito em conta como algo sério que eram os Raios Solares (Raios Ultravioleta) que atrapalhavam tanto na visão como na saúde dos pilotos da época. Conforme os pilotos estavam em voo, na medida que ficavam contra a direção do Sol, os raios solares atingiam seus rostos e, além de atrapalhar na visão que poderiam acarretar em algum acidente de voo, atrapalhavam a saúde ocular, pois a constante intensidade de raios solares em nossos olhos pode levar a doenças oculares gravíssimas como catarata, fotoceratite, pterígio, degeneração macular entre outras. Doenças essas que não eram muito levadas em conta devido à época.
Foi então que um piloto de teste da Força Aérea Americana dirigiu-se à uma empresa ótica, na época, chamada Bausch & Lomb, e encomendou um óculos que pudesse proteger os olhos e a visão dos pilotos dos raios solares. Depois de muito tempo de pesquisa, foi criado o famigerado óculos Aviator, ou melhor Aviador, que possuía um estilo único com sua armação na cor dourada e lentes produzidas em cristal mineral, e foi batizado com este nome justamente por ter sido encomendado por um piloto Aviador. Seu formato icônico não foi escolhido ao acaso, pois seu Design maior e puxado para baixo tem o intuito de cobrir boa parte da “maçã” do rosto (as bochechas) e as pálpebras inferiores, que seria justamente o lugar em que o raio solar atingiria e refletiria para nossos olhos.
CURIOSIDADE: Por isso que vemos em artigos históricos relacionados à época do antigo egípcio em que diz que os faraós e soldados/súditos usavam uma “maquiagem” de tinta preta usada como sombra na pálpebra inferior, que tem o intuito de diminuir o reflexo do sol na areia que atrapalhava a visão, assim como piratas faziam o mesmo para diminuir o reflexo do sol nas águas do mar.
POPULARIDADE
As palavras Ray Ban vêm do inglês Banir Raios (Ray = raios e Ban vem da palavra Banish = banir). A Ray Ban foi fundada justamente pela companhia Bausch & Lomb no ano de 1937 e tiveram um crescimento muito grande na produção dos óculos pois o mesmo se popularizou entre os pilotos por conta de sua funcionalidade e qualidade. Logo após uma famosa foto tirada do General Douglas MacArthur utilizando um modelo Aviador, o óculos teve uma popularização muito mais alta e começou a ser usado pelo público mais diversificado possível, como policiais, motoristas e o público em geral, tornando a marca conhecida não só pela qualidade, mas também por seu estilo único.
DIVERSIDADE
Diversos outros modelos icônicos foram lançados pela marca como o WayFarer que foi popularizado quando usado no filme “Breakfast at Tiffany's” (Bonequinha de Luxo) onde a atriz Audrey Hepburn apareceu em cena com o modelo, levando-o ao auge de uso entre diversas celebridades como John F. Kennedy, Bob Dylan, Marilyn Monroe entre outros, e ao público que passou a admirar cada vez mais a marca e os produtos desenvolvidos como o Outdoorsman, Clubmaster, Shooter, etc.
LUXOTTICA
No ano de 1999 a empresa Ray Ban foi adquirida pela companhia italiana Luxottica, pelo valor de US$ 640 milhões. Devido sua imensa variedade de modelos diferenciados e pela qualidade oferecida, a empresa fincou um marco no ramo ótico e hoje é encontrada em 130 países com um lucro estimado de US$ 1.5 Bilhões.